sábado, 29 de agosto de 2020

Monstro do Sueste – Lenda Brasileira

0 comments


Monstro do Sueste  Lenda Brasileira

        Os monstros marinhos povoam o imaginário mundial há tempos. Ao observarmos mapas antigos, especialmente os mapas medievais e renascentistas, iremos notar diversas criaturas bizarras marcando vários pontos dos oceanos, anunciando uma jornada cheia de perigos a serem enfrentados nas explorações. Outras figuras míticas comuns do mundo antigo eram os animais que carregam ilhas, ou até mesmo mundos, em suas costas, como a própria Tyrytyry Manha das lendas amazonenses. Em Fernando de Noronha, os presidiários falavam exatamente disso, sobre um enorme monstro marinho, parecido com uma ilha, o enigmático e traiçoeiro Monstro do Sueste.
      Considerado um lugar encantado, a calada da noite na Baía do Sueste causava pavores nos prisioneiros do arquipélago. O horror tomava conta de todos; pescadores agoniados se recusavam a passar sozinhos pelo local, ocupado por estrondosos rugidos de uma insólita criatura dos mares. Os desavisados, encontrando águas tão calmas e repletas de vida, logo se arriscavam a garantir o jantar. Atravessando o olhar pelo oceano escurecido, ao avistarem uma ilha próxima, maior do que um casco de navio, logo subiam nela para garantir uma posição privilegiada na hora da pesca – provavelmente manipulados por um feitiço daquela coisa.
      Naquele momento, ao se acomodarem, o chão começava a estremecer, e o pânico a se manifestar. Era o terrível Monstro do Sueste, que camuflava soturnamente seu arqueado dorso negro pelas águas, como se fosse uma ilha. Uma “ilha” de pesadelos. Movendo-se para longe com sua presa, em um caminho sem volta.
      Com ilhotas em seu horizonte, ali seria de fato um ótimo território para tal disfarce assombroso, mas, hoje em dia, já não há mais relatos ou qualquer sinal da criatura. Protegida por paredes rochosas, as águas da Baía do Sueste costumam ter ondas fracas, além de abrigarem uma rica biodiversidade, como tubarões, arraias e bandos de tartarugas. Com isso, o lugar é considerado um dos melhores para se observar a vida marinha em Fernando de Noronha, recebendo muitos visitantes que, ao menos agora, não se preocupam com o estranho monstro. Certamente ninguém gostaria de encontra-lo em uma viagem dos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário