sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Cat Sìth – Lenda Celta

0 comments
Cat Sìth – Lenda Celta

      As lendas celtas contam a história do Cat Sìth, batizado pelo nome que traz o significado de “fada do gato”. Presente principalmente na Escócia, mas também citado na Irlanda. Descrito como um grande felino – do tamanho de um cachorro de grande porte – de olhar vívido, predomina a cor preta em seu corpo, exceto por um tufo de pelos brancos no peito, que caracteriza seu principal aspecto físico.
     Existem versões onde o Cat Sìth daria informações aos viajantes, ou assombaria as Highlands da Escócia, causando temor e desconfiança. Acreditavam que a criatura roubaria a alma de seus entes queridos ao passar sobre seus túmulos. Nessa versão, ele seria uma bruxa que se transformou em gato pela nona vez e assim ficou pelo resto da vida.
    Maior do que um felino doméstico, o Cat Sìth provocaria receio aos escoceses, mas, por outro lado, poderia ser sinônimo de boa sorte. Havia a crença de que no festival de Samhaim (Halloween), essa fada espectral em forma de gato traria boa sorte à casa daqueles que deixassem um pires de leite na porta, o Cat Sìth sairia satisfeito de sua visita. Porém, o destino seria outro aos relutantes ou desavisados moradores que não lhe presenteassem com o leite. Para esses, o Cat Sìth traria uma maldição peculiar: suas vacas soltariam leite em pó por um ano, até o próximo festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário