quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

O Holandês Voador – Folclore Náutico

0 comments
O Holandês Voador – Folclore Náutico
     O Holandês Voador é o mais famoso dos navios fantasmas, bastante presente nas lendas do folclore náutico. Dizem que o capitão do navio, Hendrick Van Der Decken, zarpou com destino final para Amsterdam, porém, enquanto estava viajando pelo Cabo da Boa Esperança, houve uma terrível tempestade e o capitão recusou-se a desviar o barco mesmo com os pedidos e a súplica da tripulação. A insistência do capitão em dobrar o cabo em meio à tormenta não terminou bem, sendo condenado a vagar pelos mares até o final dos tempos, atraindo outros navios para a destruição.
     A história teve origem no século 17, no qual as descrições acusam um navio macabro que brilha com uma luz fantasmagórica em meio à nevoa e fortes tempestades no oceano. Sua aparição é sinal de uma tragédia iminente, o pressagio de uma morte terrível, por isso, em meio à uma tormenta no largo do Cabo da Boa Esperança, em hipótese alguma deve-se olhar para o centro dela, pois surgirá o temido navio fantasma, o Holandês Voador.
     Os relatos são vários, inclusive, o britânico Nicholas Monsarrat, quando era oficial da Marinha Real, afirmou ter se deparado com a assombração durante a Segunda Guerra Mundial. As histórias envolvendo navios fantasmas são bastante presentes nas culturas de países colonizados por europeus, com lendas envolvendo piratas, sereias, e assombrações marítimas, inclusive, o Holandês Voador não é o único mito do Cabo da Boa Esperança, houve também o gigante Adamastor descrito por Camões nos “Lusíadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário