quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Khepri – Mitologia Egípcia

0 comments
Khepri – Mitologia Egípcia
     Khepri é uma divindade do Egito Antigo, descrito muitas vezes como um escaravelho dourado, e ocasionalmente como um homem com um escaravelho inteiro no lugar da cabeça, sendo um dos vários deuses egípcios que tem sua aparência relacionada a algum animal, tendo relação também com o sol da manhã, o sol nascente, e com os conceitos de renovação e renascimento.
   O enigmático deus é muitas vezes representado empurrando o sol (assim como os escaravelhos fazem com o esterco), retratado também em um ambiente funerário sobre a barca solar do deus Rá, que viaja o submundo.
    Toda essa relação do deus Khepri se deve à percepção dos egípcios ao observar que os escaravelhos botam seus ovos em esterco animal e na carcaça de outros escaravelhos mortos, esses fatores trouxeram ao inseto noções de renascimento, pois passaram a crer que os escaravelhos se criavam a partir de matéria morta.
       A ideia de renovação e renascimento em torno deles concedeu aos amuletos de escaravelho um lugar especial no imaginário egípcio, tornando-se um dos adornos favoritos do povo antigo, sendo colocados, inclusive, no peito das múmias, no lugar do coração, certificando o direito do renascimento para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário