Melinoe – Mitologia Grega
Melinoe, na mitologia grega, é uma ninfa ou deusa, referida como a divindade dos fantasmas, e também das oferendas e cerimônias fúnebres. Muitas vezes retratada como uma mulher com um lado humano totalmente pálido, quase cadavérico, e outro lado totalmente escuro, coberto por trevas.
De acordo com a lenda, Melinoe é filha de Perséfone, mulher de Hades, com Zeus, que se disfarçou como Hades para deitar-se com Perséfone. Existem também versões em que Melinoe é de fato filha do próprio Hades, sendo irmã de Zagreu e Macária.
Segundo a lenda, ela traz um terror noturno aos mortais, manifestando-se em aparências estranhas. Aparecendo com formas simples ou sombrias aos olhos humanos, ou então brilhando em meio a escuridão, levando os mortais à loucura.
Era dito que todas as noites essa deusa vagava pela terra com sua tenebrosa legião de fantasmas, assustando a todos, trazendo consigo a insanidade. Essa ação, inclusive, seria umas das explicações para os latidos aparentemente sem motivos dos cães durante a noite.