sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Monstro do Lago Ness – Lenda Escocesa

0 comments
Monstro do Lago Ness  Lenda Escocesa

      Figura célebre do folclore escocês, esta criatura intriga pessoas mundo afora, sendo um dos seres mais citados dentro da Criptozoologia, despertando a atenção de todos. Refiro-me ao misterioso Monstro do Lago Ness, ou Nessie.
      As tradições populares atribuem o Lago Ness (Loch Ness) como moradia da criatura, localizado nas Highlands da Escócia. Trata-se do segundo maior lago do país, de aura enigmática e águas escuras, possui diversos castelos antigos às suas margens e uma correnteza imprevisível. O local é bastante visitado por turistas, curiosos, e pesquisadores, todos na expectativa de encontrar o famoso criptídeo.
      Relatado como um réptil aquático com dez metros de comprimento, suas nadadeiras e seu longo pescoço aproximam sua descrição física à um Plesiossauro, animal da era dos dinossauros que sobreviveu por todo o período Mesozoico. Os moradores da região narram a aparição mais antiga da criatura através da história de São Columba – missionário irlandês que levou o cristianismo até a Escócia no século 6 – que teria realizado muitos milagres. Um deles seria justamente o ato divino de afugentar a monstruosidade com sua oração.
     No entanto, o primeiro relato oficial, desprovido de proezas religiosas, ocorreu em 1880, quando o monstro foi avistado pelo mergulhador profissional Duncan MacDonald, que realizava um trabalho para uma seguradora tentando localizar um navio de carga naufragado. Ao encontrar a embarcação, avistou uma criatura imensa deitada sobre uma enorme rocha nas profundezas, próxima ao navio. Bruscamente ele sinalizou para ser recolhido de volta à superfície. Horrorizado, tremendo diante da figura perturbadora que havia presenciado, conseguiu expressar-se após um tempo, afirmando que viu uma criatura descomunal e incomum, algo como um réptil gigante das águas. O mergulhador nunca mais voltou ao lago.
    Outros relatos surgiram posteriormente, porém, o avistamento que alavancou a popularidade da criatura teve início no século 20, em uma reportagem sensacionalista de um jornal local chamado Inverness Courier. A manchete destacava um casal de hoteleiros que teria avistado o criptídeo entrando e saindo da água. Dava-se início à profusão de fotografias do monstro. A imagem mais famosa foi capturada por R. K . Wilson, circulando pelo ocidente como prova real e incontestável de Nessie. Anos depois, repórteres e o suposto autor da foto afirmaram que se tratava de uma retrato adulterado, uma farsa.
     Em meio a falcatruas, além de narrativas dotadas de temor e veracidade no tom de voz e hipóteses sobre um sobrevivente pré-histórico, existem também aqueles que caminham para o lado mais oculto da lenda, afirmando que o monstro seria uma espécie de “aparição demoníaca”, resultado da prática de magia negra. Os castelos nos arredores do Lago Ness abrigam historias fantasmagóricas, ao passo que testemunhas alegam uma intensa sensação de horror e repulsão diante de Nessie. O período que o ocultista Aleister Crowley passou isolado ao fixar-se na Boleskine House, localizada na margem Sudeste do Lago Ness, corrobora para a teoria do sobrenatural. Ele teria invocado a criatura no lago em 1899, libertando o ser funesto de correntes sombrias e mundos incompreensíveis ao ser humano.
    O famoso ocultista afirmou ter praticado ao menos cem invocações na mansão. Local escolhido para realizar um longo ritual de invocação do Sagrado Anjo Guardião, buscando seu desenvolvimento e crescimento como magista. Tal ritual detinha algumas exigências, dentre elas, ser realizado em área retirada. Ainda era necessária a invocação de entidades infernais, a fim de livrar-se de suas persuasões; a cerimônia teria durado meses. Essas criaturas das trevas foram banidas por ele após a execução do ritual, porém, ainda teriam escapado alguns seres interdimensionais no lago, como o próprio Nessie. Portanto, Boleskine seria um portal para o caos, despertando pânico nas pessoas em sua atmosfera. Moradores dizem avistar formas lutuosas através de nuvens obscuras no local.
   Um recente estudo foi feito a partir de coletas daquelas águas sombrias, que trouxeram uma expressiva quantidade de DNA de enguias. Segundo o neozelandês Neil Gemmell, especialista em genética, não é descartada a possibilidade de que enguias gigantes tenham originado o mito. Nota-se que as teorias são muitas. Embora julgue todas elas incríveis, particularmente, acredito na veracidade da teoria pré-histórica do Monstro do Lago Ness, ao menos em seus primórdios. Lendas de criaturas descritas como Plesiossauros são numerosas e surgem em diversos países, em diferentes eras, como o canadense Ogopogo, do Lago Okanagan. Contudo, o mistério permanece sem resolução. Aterrorizando, ou fascinando, até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário