sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Sapo Kuartam – Lenda do Equador

0 comments
Sapo Kuartam  Lenda do Equador

       Inspiração de Charles Darwin, o Equador é um país de fauna extremamente rica. Conjuntamente, o país detém o espírito aguerrido da tribo indígena Shuar, que também vive na floresta amazônica do Peru. Povo que resistiu bravamente aos incas e espanhóis. Essa combinação de fauna variada e tribos poderosas rendem ao país excelentes lendas. Na Mitologia Shuar conta-se a história de sapos que se irritam com facilidade. Conhecidos como Kuartam, eles habitam as árvores da floresta tropical na parte oriental do Equador.
    Foram batizados pelos anciões da tribo justamente pelo barulho que fazem: “Kuartam-tan” é o coaxar desses sapos. Essas criaturas são numerosas e num primeiro momento parecem inofensivas. Porém, não devem ser procurados ou irritados, e de forma alguma provocados por alguém imitando seu som. Furiosos, eles irão se transformar em um enorme felino devorador de homens.
     Em algumas versões a transformação seria como um tigre, em outras é como uma onça pintada – animal que de fato habita o continente americano –, confusão provavelmente causada pela palavra “tigre” em espanhol. Sabe-se também que a fauna equatoriana abriga os pitorescos anfíbios da família Dendrobatidae. Esses pequenos seres de cores vivas, como o laranja e o amarelo, são dotados de poderosas toxinas que podem causar as mais insanas alucinações, bem como um inevitável encontro com a morte. Seria essa uma das possíveis origens do mito? É uma hipótese.

      Voltando à lenda, sua história mais famosa conta sobre um caçador Shuar, chamado Nantu, que foi para a floresta orientado por sua esposa a não zombar dos perigosos sapos. Não acreditando nos poderes fantásticos desses anfíbios, o irresponsável jovem não deu ouvidos ao conselho. Ao anoitecer, logo que entrou pelas densas matas, começou a repetir incessantemente o peculiar som dos Sapos Kuartam. Mal sabia que um deles estava à espreita na copa de uma árvore. A criatura começou a crescer descomunalmente até se tornar um monstruoso felino. Atrozmente, o monstro saltou e abocanhou o insultuoso e cético caçador.
   Dizem que a companheira de Nantu se vingou. Conseguindo matar a criatura antes dela se transformar, ao derrubar sua árvore. Porém, os Sapos Kuartam ainda são abundantes pela região. Com isso, deve-se seguir em alerta, respeitando os invocados “sapos-felinos”. Todo o cuidado é pouco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário