sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Onça da Mão Torta – Folclore Brasileiro

0 comments
Onça da Mão Torta  Folclore Brasileiro

        A onça-pintada é o maior felino das Américas, e um dos símbolos da fauna brasileira com toda sua beleza e imponência. Sabe-se que as lendas, como manifestações dos conhecimentos e costumes de um povo, expressam muitas particularidades de seus territórios de origem, o que também abrange sua fauna característica. As hienas, por exemplo, tem sua presença no folclore africano, bem como na Ásia há diversas criaturas associadas ao tigre, e na Austrália há lendários seres marsupiais. Deste modo, o mesmo ocorre nas Américas, mas com incorporações fantásticas da onça. O poderoso deus jaguar Tepeyóllotl, da Mitologia Asteca, e os feiticeiros antropomórficos Yaguaraté-abá, da Mitologia Guarani, são só alguns exemplos da forte participação que esse animal tem no imaginário do extenso continente americano.
       Consequentemente sua representação na galeria de criaturas das culturas populares do Brasil também é grande. É inevitável haver um ciclo das onças do folclore nacional, e a Onça da Mão Torta é certamente um dos seus mais perigosos integrantes. Descrita como uma figura imensa e toda rajada, ela tem uma de suas patas dianteiras completamente torta e um corpo intransponível. Os caçadores goianos temem muito encontrar este monstro, que é bastante difundido no Centro-Oeste, mas, ao que parece, também tem espalhado sua lenda por algumas outras regiões brasileiras.
       Os infelizes que se atrevem a atirar na avantajada Onça da Mão Torta veem as balas acertarem seu corpo e caírem no chão. Sem sofrer nem um único arranhão, ela anda como se nada tivesse acontecido, até sumir no interior das matas. Dizem que isso acontece porque a criatura é encantada, pois seria a encarnação do espírito de um vaqueiro velho e cruel que vivia cometendo diversos crimes pela região central do Brasil, matando e roubando constantemente, além de perturbar muitas mulheres. Já em idade avançada, o maligno homem conheceu seu fim, morreu sozinho e amargurado, e, desde então, todos acreditam que seu castigo é vagar pelas florestas como uma alma penada, sob a forma da monstruosa criatura felina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário