sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Rodeiro – Folclore Brasileiro

0 comments


Rodeiro  Folclore Brasileiro

       O rio Araguaia é um dos maiores do Brasil, uma das nossas grandiosas belezas naturais, que avança por diferentes estados. Seu nome significa rio das araras ou papagaio manso em Tupi. Com sua nascente em Goiás, no alto da Serra do Caiapó, apresenta espetaculares praias de areias brancas em certas épocas do ano, além de cânions durante seu percurso, antes de desaguar no rio Tocantins.
       Os rios brasileiros abrigam uma imensa variedade de criaturas insólitas que atormentam seus pescadores, e o rio Araguaia não é diferente. Dentre tantas entidades fantásticas, destaca-se por lá uma arraia monstro; um ser batizado pelos moradores do sertão goiano como Rodeiro, ou Bicho-Rodeiro, por seu formato circular similar a uma roda.
       As arraias fluviais são muito comuns nas regiões do rio Araguaia, onde ocasionalmente envolvem-se em acidentes com banhistas atingidos por seus ferrões, principalmente entre julho e outubro, durante a alta temporada. É bem verdade que esses peixes cartilaginosos de corpo achatado podem chegar até grandes dimensões, no entanto, ainda assim, o Rodeiro consegue superar esses parâmetros. É gigantesco e poderoso. Ele também age de forma diferente, com requintes de crueldade, atacando embarcações e alimentando-se de presas humanas.
       Dizem que uma perturbação repentina das águas já é um alarmante sinal da chegada do Rodeiro. Neste momento, a agonia toma conta de qualquer pescador, pois já sabem o terrível desfecho diante daquela atmosfera que vai se formando. A canoa começa a alagar, aumentando o desespero. Ao afundar, são levados pela criatura batóide até o fundo do rio. Ali, ela vai atarracando seu corpo descomunal em cima da vítima, até devorá-la por completo. Como num poço sepulcral de lama e sofrimento.
    No bestiário mitológico da Argentina e do Chile também existe outro ser que apresenta características de arraia – em algumas de suas versões –, o enigmático Cuero; mas este, é ainda mais bizarro, e habita águas glaciais, diferente do nosso Rodeiro, soberano do vale e das praias da extensão goiana do rio Araguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário