quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Alicanto – Folclore Chileno

0 comments
Alicanto – Folclore Chileno
     O Alicanto é um grande pássaro do folclore chileno, uma criatura lendária que dizem habitar o deserto do Atacama, vivendo em cavernas repletas de minerais. Caracterizado por suas belas plumas douradas, as asas do Alicanto brilham com suas chamativas penas metálicas, isso se deve ao fato do seu corpo ser composto por metais preciosos, como a prata e o ouro. Com olhos fúlgidos, o seu bico é curvo e suas garras poderosas.
   O brilho do seu corpo é tão intenso que mantém o pássaro sempre iluminado, até mesmo durante a noite, dizem também que seu corpo não projeta sombras.
     A lenda conta que a criatura se alimenta de ouro e prata, fazendo com que o sonho de muitos mineiros seja encontrá-lo, pois consequentemente o pássaro os guiaria até tesouros inimagináveis. Essa crença fez o encontro com um Alicanto tornar-se um sinal de sorte e riqueza, porém, a criatura também pode representar a perdição dos mineiros demasiadamente avarentos.
    Dizem que só encontrará o ouro aquele que for capaz de seguir o Alicanto sem ser notado e capturado, do contrário, será perseguido até a morte pelo pássaro, até cair em um penhasco ou ser agarrado por ele e abandonado isolado no deserto.
    Essa ave peculiar tem os metais preciosos como alimento, vivendo a procura de comida em poços e minas, não gostando de compartilhar o seu alimento. Relatos afirmam que sua dieta composta por metais tornam o animal bastante pesado e incapaz de voar, porém, antes de comer ele consegue atingir grandes velocidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário