sábado, 15 de fevereiro de 2020

Ahuizotl – Mitologia Asteca

0 comments
Ahuizotl  Mitologia Asteca

      Na Mitologia Asteca falava-se sobre a existência de um guardião dos lagos chamado Ahuizotl. Seu papel seria o de impedir a pesca, sendo hostil e atacando todos aqueles que adentravam seu território. A criatura intimidava as aldeias astecas, por isso todos se armavam antes de ir pescar. O monstro era tão respeitado que tornou-se símbolo do oitavo Huey Tlatoani (denominação dos governantes do Vale do México), grande líder batizado pelo mesmo nome do ser bestial.

Glifo do Ahuizotl - Réplica do século 19, acervo do Peabody Museum

      O nome da criatura mitológica significa “espinhoso d’água” na linguagem náuatle, pois seus pelos das costas, quando molhados, lembrariam espinhos ao sair da água e sacudir-se. É descrito como uma criatura similar a um cão ou coiote, um ser de pequenas orelhas pontudas. Teria a cauda longa e mãos semelhantes aos macacos. No final de sua cauda existe uma outra mão, grande o suficiente para agarrar suas vítimas quando surge de dentro dos lagos. De pele escorregadia e lustrosa como uma foca, algumas versões da lenda afirmam que o monstro seria do tamanho de um cão, mas muitas representações também o mostram como uma criatura muito grande. 
       As lendas contam que Ahuizotl habitava as profundezas das cavernas subaquáticas do antigo Lago Texcoco – que já não existe mais –, situado no Vale do México. Sua longa cauda abruptamente surgia de dentro do lago para agarrar sua presa. Pescadores e caçadores de aves aquáticas eram constantemente atacados pelo monstro, sendo puxados para o fundo das águas. Todos deveriam ficar em alerta pelas redondezas, pois o Ahuizotl faria outras vítimas simulando o choro de uma criança próxima ao lago. Na ilusão de encontrar um bebê abandonado, padecentes almas eram atraídas para sua mão mortal.

     O cadáver daquele que teve seu fim por um ataque do Ahuizotl era facilmente reconhecido, pois seu corpo retornava à superfície exatamente três dias após ter sido agarrado para o fundo do lago. Sem olhos, sem dentes, e sem unhas. Devoradas pelo monstro que parecia gostar das partes crocantes do corpo humano. Textos citam que Ahuizotl é um dos filhos – em outros é um servo – do deus da chuva Tlaloc, por isso muitos acreditavam que essas mortes causadas pelo guardião dos lagos destinavam os finados a habitar eternamente o paraíso da divindade. Sepultando aqueles que foram abatidos pelo Ahuizotl como sacrifício para o poderoso deus asteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário