sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Jack O’ Lantern – Folclore Irlandês

0 comments
Jack O’ Lantern – Folclore Irlandês


        Os historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (celebração do fim da época de colheita, início do inverno). A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde ganhou popularidade. Hoje essa data é comemorada em grande parte do mundo.

         Foi justamente uma lenda irlandesa aquela que se tornou o maior símbolo do Halloween, a lenda de Jack O’ Lantern. Reza a lenda que certo dia o irlandês Jack, um homem alcoólatra e rude, bebeu mais do que de costume. Naquele dia surgiu o Diabo para levar sua alma, pois o homem havia cometido diversos pecados ao longo da vida. Diante do ser diabólico o homem implorou por seu último copo. A entidade infernal aceitou a súplica, porém, teve de se transformar em uma moeda, pois Jack encontrava-se sem dinheiro para a sua última bebida. Ao transformar-se, o Diabo mal viu o astuto Jack capturá-lo e guardá-lo dentro de sua carteira, com um fecho em forma de cruz.
         Jack propôs um trato ao Diabo, prometendo libertá-lo se pudesse ficar na Terra por mais um ano inteiro, o Diabo concordou. No ano seguinte o demônio foi buscá-lo, contudo, foi enganado mais uma vez pelo irlandês.
     Após enganar o Diabo inúmeras vezes e por tanto tempo, para não ser levado ao inferno, o irlandês fatalmente faleceu de tanto beber. Malquisto, sua entrada foi negada no céu. Por humilhar o demônio em vida, sua entrada também foi negada no inferno. Desde então Jack foi condenado a vagar com um fogo infernal para iluminar sua alma penada nas trevas, carregando essa chama dentro de um nabo.

     Na Irlanda, os celtas acendiam velas dentro de nabos para afastar maus espíritos na festa de Samhain. O costume teria sido levado pelos imigrantes para os Estados Unidos e incorporado ao All Hallows Even – véspera do Dia de Todos os Santos–, originando Halloween.
         Quando os irlandeses chegaram à América, notaram que as abóboras eram mais abundantes, e passaram a usá-las no lugar dos nabos. A lenda do Halloween diz que 31 de outubro é o dia que os mortos ganham passe livre para visitar seus entes queridos na Terra. As abóboras são esculpidas e acesas para guiar os seus caminhos. Com isso, no folclore Norte-americano, Jack O'Lantern, passou a ser uma abóbora iluminada com uma brasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário