sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Os Sete Monstros Lendários – Lenda do Paraguai

0 comments
Os Sete Monstros Lendários  Lenda do Paraguai

      No Paraguai, conta-se a história de Tau e Kerana, lenda paraguaia – calcada na Mitologia Guarani – apontada como uma das mais populares do país, sendo difundida por Narciso R. Colmán (Rosicrán) em sua obra "Nuestros Antepasados", de 1937. É inegável o interesse do povo paraguaio pela história, aprendem sobre a lenda na escola, ou em conversas com seus familiares. Inclusive, todos os sete irmãos estão representados no Museu Mitológico Ramon Elias, na cidade de Capiatá, com peças produzidas pelo próprio artista Ramon Elias, que viajou pelo país absorvendo relatos sobre lendas paraguaias.
      Vale pontuar que também existem discussões sobre a história de Tau e Kerana, no qual alguns estudiosos apresentam uma forte influência cristã sobre ela, como citado no livro "Idearium Filosofía Política en Paraguay", de 2017. Folcloristas conferem a existência das criaturas – a exemplo de Kurupi, um dos sete irmãos, que também está presente no folclore argentino, e é uma variação genuína do Curupira brasileiro –, mas divergem quanto algumas de suas características, bem como do fato de serem todos irmãos e da narrativa em que foram inseridos.
      Apresentadas as duas visões, vamos à lenda.
     Dizem que Tau, o renegado espírito do mal, apaixonou-se por uma princesa da tribo Guarani, a bela indígena Kerana. Tomando forma humana para conquista-la – sem sucesso –, ele a capturou após uma batalha celestial contra Angatupyry, a personificação do bem. O mito não declara como Kerana se sentia sobre isso, contudo, sua relação com o espírito do mal aconteceu e enfureceu os deuses. Deste modo, as entidades lançaram uma maldição sobre os filhos do casal, todos nasceram sob formas monstruosas, gerando sete criaturas distintas, nomeadas como os Sete Monstros Lendários da Mitologia Guarani. São eles:


  1.  Teju Jagua - Senhor das Cavernas e Guardião das Frutas   
  2.  Mboi Tu'i - Guardião das Áreas Úmidas, dos Animais Aquáticos e das Flores     
  3.  Moñai - Senhor dos Campos Abertos, Guardião do Roubo e das Travessuras
  4.  Jaci Jaterê - Senhor da Sesta, Guardião do Mel e da Erva-Mate
  5.  Kurupi - Espírito da Sensualidade, Dominador das Florestas e dos Animais Silvestres
  6.  Ao Ao - Senhor da Fertilidade, Dominador das Montanhas e das Colinas
  7.  Luisón - Senhor da Noite e Companheiro da Morte


   Você pode encontrar mais informações sobre a lenda de Tau e Kerana, e sobre cada um dos monstros – além de suas versões fora da narrativa em que são apresentados como irmãos –, pelo meu eBook na Amazon. Clicando aqui: Os Filhos de Tau e Kerana

Nenhum comentário:

Postar um comentário