quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Labatut – Folclore Brasileiro

0 comments
Labatut – Folclore Brasileiro
     O Labatut é uma criatura do folclore brasileiro, especificamente do sertão nordestino, um ser considerado mais aterrorizante que o Lobisomem. Dizem que o monstro vive no fim do mundo, que seria a divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, nas montanhas da Chapada do Apodi. Descrito como um humanoide de grandes proporções – muitas vezes relatado como um gigante – o corpo do Labatut possui pelos ásperos, pontudos como os de um porco-espinho, além de cabelos compridos e revoltos. Seus pés são redondos e seus enormes dentes assemelham-se às presas dos elefantes. Possui mãos enormes e uma fome insaciável, e também detém um único olho no meio da testa.
       A lenda conta que a horrenda criatura se alimenta de humanos e tem preferência por crianças, em especial aquelas que fazem muito barulho durante a noite, pois seriam mais saborosas. O monstro sai em noites de lua cheia e ventanias, pairando às portas das casas. Apesar do seu tamanho e brutalidade, é um ser silencioso, que consegue se esconder e atacar com precisão graças à sua excelente audição, capaz de notar qualquer sussurro. Os únicos capazes de notar a aterrorizante presença do Labatut são os cães.
       Nota-se que o monstro apresenta características europeias, acrescidas de elementos indígenas, até mesmo a influência francesa em seu nome não é mero acaso. Esse ser folclórico nasceu pela lembrança que os nativos tinham de um temido militar francês, a criatura é uma reminiscência do General Pierre Labatut, dito Pedro Labatut, um oficial de Napoleão I que veio para a América Latina em 1812.

     O militar era um mercenário extremamente atroz e sádico, contando com diversos banimentos pelo seu temperamento agressivo e seus atos insubordinados. Fuzilamentos e espancamentos de escravos faziam parte de suas atitudes abomináveis, maltratando até mesmo os seus próprios soldados, deixando uma fama sinistra por onde passava.

      As descrições de suas imperfeições físicas e morais transformaram o militar nessa figura bestial do imaginário popular, figurando no ciclo dos monstros do folclore brasileiro. Se a criatura de fato existe, nós não sabemos, mas o cruel General Labatut foi real, e faleceu em 24 de setembro de 1849, na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário