sábado, 4 de julho de 2020

Onça-Maneta – Folclore Brasileiro

0 comments
Onça-Maneta  Folclore Brasileiro

       Se observarmos o bestiário fantástico mundo afora notaremos a presença de diversas criaturas que, em sua aparência, talvez não apresentem características físicas que as singularizem perante um animal comum. No entanto, tais criaturas são detentoras de habilidades especiais que as destacam como figuras míticas, seja por sua pele intransponível ou por sua velocidade impressionante, ou até mesmo por distinções ainda mais peculiares, como na lenda grega das éguas antropófagas de Diomedes. Assim, no folclore brasileiro temos a intimidadora e vigorosa Onça-Maneta, acompanhada por sua ferocidade inconsequente.
       Exceto pelo marcante fato de não ter uma das patas dianteiras, não há mais nada que diferencie a aparência da pavorosa Onça-Maneta em relação a uma simples onça-pintada. O mito não lhe confere tamanho gigantesco ou traços antropomórficos, entretanto, são seus atributos sublimes que chamam atenção e a tornam lendária. Dizem que sua força é espantosa e sua agilidade transcendente. Também causa temor por sua intensa fúria e seu apetite insaciável, maiores do que de qualquer outra de sua espécie. Em um arranque brutal, como uma besta incontível e tomada pela raiva, ela faz inúmeras vítimas por suas caçadas aos rebanhos, caçadores, e viajantes dos estados de Minas Gerais e São Paulo, devorando o que vê pela frente e assolando os currais. Assustadoramente afoita, ela não tem medo de nada, é impossível caça-la.
       Folcloristas suspeitam que sua lenda tenha se originado a partir de um fato real. Possivelmente houve na região Sudeste uma onça que perdeu uma de suas patas durante uma luta contra caçadores, conseguindo fugir dos terríveis homens e suas matilhas de cães onceiros. Certamente irada pela dor que sua ferida causava, seguiu guerreando contra roceiros até sua contestável morte. Com seus inconfundíveis rastros vistos até hoje, causa pânico nos caçadores, que mal conseguem segurar suas armas, temendo um ataque descontrolado da folclórica Onça-Maneta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário